29 de Abril de 2024

Vereadores escolhem os cinco jornalistas que irão receber o Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo 2023

Os vereadores de Salvador escolheram os cinco jornalistas que serão homenageados na 8ª edição do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo – Ano 2023, nas categorias de Rádio, Internet, TV e Jornal Impresso. Os nomes mais votados foram Victor Pinto (TV Band Bahia), André Spínola (Rádio CBN), Gabriela Araújo (Jornal A Tarde), Eduardo Dias (Portal A Tarde) e Jeremias Silva (Site Política na Rede).
 
A sessão especial de entrega da homenagem será realizada no dia 5 de dezembro, às 10 horas, no Plenário Cosme de Farias, Paço Municipal.
 
Para o autor do projeto, vereador Téo Senna (PSDB), a honraria visa eternizar de maneira simbólica a memória de Jânio Lopo. Entre os motivos que justificam a homenagem, Téo reforça que “Jânio foi uma referência no jornalismo político baiano e sempre atuou de forma profissional, com muita competência e seriedade”.
 
Jânio Lopo trabalhou nos principais veículos impressos de Salvador e, dos seus 30 anos de carreira, 20 foram dedicados à área política. “Jânio conquistou a credibilidade e o carisma de inúmeros leitores, sendo um jornalista investigativo, sempre respeitando a ética que norteia a profissão” disse Téo.
 
O Prêmio
O prêmio foi instituído em 2010, através do Projeto de Resolução Nº 14/2010, de autoria de Téo Senna, sancionado pelo então prefeito João Henrique. A premiação é anual e tem como objetivo destacar o trabalho dos profissionais que fazem a cobertura política da Câmara Municipal, ao tempo em que presta uma homenagem ao jornalista Jânio Lopo, falecido em 5 de março de 2010.
 
Desde a sua instituição, o prêmio já homenageou jornalistas como Emmerson José, Rita Conrado, Armando Mariani, Camila Marinho, Cristóvão Rodrigues, Andrea Silva, Adelson Carvalho, Henrique Brinco, Matheus Morais, entre outros.

 

Foto: Antonio Queirós (Ascom/CMS)

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos