29 de Abril de 2024

Maceió decreta estado de emergência por risco de colapso em mina da Braskem

A cidade de Maceió decretou estado de emergência na noite desta quarta-feira (29) devido ao risco iminente de colapso em uma das minas da Braskem, localizada no bairro do Mutange. O decreto tem validade de 180 dias.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), informou que as equipes de todas as secretarias da prefeitura estão unidas e prontas para agir com ações emergenciais. “Estamos em alerta para preservar vidas e garantir a segurança de todos”, escreveu o prefeito em uma rede social.

A Defesa Civil de Maceió já havia emitido um alerta semelhante na tarde desta quarta-feira. O órgão afirmou que os sismos se intensificaram na região do Mutange, com agravamento das condições “na região já desocupada, próximo ao antigo campo do CSA”.

“Estudos mostram que há risco iminente de colapso em uma das minas monitoradas. Por precaução e cuidado com as pessoas, reforçamos, mais uma vez, a recomendação de que embarcações e a população evitem transitar na região até nova atualização do órgão”, diz a nota da Defesa Civil.

A Braskem, empresa responsável pelas minas, disse que paralisou suas atividades na área de resguardo da mina, que já estava com algumas atividades paralisadas para evitar interferência na coleta de dados.

“Essa é uma medida preventiva enquanto se aprofunda a compreensão da ocorrência”, diz a nota da Braskem.

O decreto de estado de emergência de Maceió é o mais recente episódio de uma crise geológica que começou em 2018 na cidade. A crise já causou o afundamento de vários bairros e a evacuação de milhares de pessoas.

No mês passado, a Justiça determinou que a Braskem indenize o Estado de Alagoas pelos impactos da atividade da empresa na capital. Na próxima semana, está prevista a apresentação de um requerimento para abertura da CPI da Braskem no Senado.

 

Informaçõe da Gazeta Brasil / Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos