28 de Abril de 2024

Aplicativo ‘Celular Seguro’ bate 1 milhão de usuários em duas semanas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou nesta segunda-feira (1/1) que o aplicativo Celular Seguro, lançado há cerca de duas semanas, já conta com mais de 1 milhão de usuários. No mesmo período, o sistema registrou 7.005 alertas por roubo, furto ou perda.

O MJSP considera a adesão da população ao programa um sucesso. O aplicativo permite o bloqueio ágil do dispositivo, evitando que ele seja vendido ou usado para golpes financeiros.

“O Celular Seguro vem se mostrando uma ferramenta de combate efetivo a um dos principais crimes presentes no dia a dia das cidades. Temos ações contra o crime organizado, contra os crimes violentos letais intencionais, mas também contra o roubo e furto de celulares. Atuamos em todas as frentes pela redução da violência no país”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli.

O sistema é disponibilizado para aparelhos celulares com sistema operacional iOS (Apple) e Android (Google). Ele é fruto de uma parceria entre o MJSP, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e diversas instituições financeiras e outras entidades.

As instituições financeiras prometem bloquear todas as operações dos seus clientes de 10 a 30 minutos após a comunicação da ocorrência através do aplicativo.

Como acessar o aplicativo

O app está disponível desde o dia 19 de dezembro. Em caso de perda, roubo ou furto, o usuário pode acessar o programa pela internet por meio de um site ou através de outro aparelho ou através dos contatos cadastrados como pessoas de confiança.

O objetivo do aplicativo é reduzir a incidência de roubos e furtos de celulares no país.

No sistema é possível cadastrar uma ou mais pessoas de confiança, que acionadas pelo usuário poderão informar a ocorrência realizando o bloqueio temporário do aparelho. O aplicativo, após o registro, gera um número de protocolo que será utilizado para atendimentos posteriores em bancos e operadoras de telefonia.

Para o primeiro cadastro do aparelho, o usuário precisa ter acesso ao telefone e possuir número de CPF. Ele deve entrar na plataforma digital do governo federal, o gov.br, através do site celularseguro.mj.gov.br.

 

Informaçõess da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos