06 de Maio de 2024

Praias baianas certificadas com selo Bandeira Azul têm esgotamento operado pela Embasa

Em meio às belezas do verão da Bahia, quatro praias se destacam pela conquista da edição 2023/2024 do selo Bandeira Azul, certificação internacional concedida anualmente pela organização dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE). As quatro têm algo em comum: todas estão situadas em localidades que contam com sistema de coleta e tratamento de esgoto operado pela Embasa. A conquista reflete o compromisso dos locais certificados com a excelência ambiental e o turismo sustentável. 

Compõem a lista duas praias da ilha dos Frades, em Salvador: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, há 11 anos com o selo renovado, e a estreante praia da Viração. Em Camaçari, encontram-se as outras duas praias certificadas: da Espera, em Itacimirim, e Paraíso, em Guarajuba. “É importante constatar que o trabalho da Embasa está contribuindo para esse bom resultado, pois prestamos um serviço que dá destinação correta ao esgoto coletado nos imóveis e, assim, contribuímos para a preservação do ambiente costeiro”, ressalta o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

A praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na ilha dos Frades, é a veterana na certificação internacional. Desde 2010, a localidade conta com sistema de esgotamento sanitário (SES) operado pela Embasa. Em 2021, a empresa entregou o sistema das localidades de Paramana, Torto e Costa de Fora e, neste ano, concluiu a ampliação do sistema para atender a localidade de Loreto. O investimento total na ilha foi de R$ 11,6 milhões. Já a praia da Viração, com extenso coqueiral e águas cristalinas, fica localizada na parte central da ilha. 

Já em Camaçari, a ótima balneabilidade verificada nas praias da Espera (Itacimirim) e do Paraíso (Guarajuba) deve-se, principalmente, ao fato de que, desde 2011, elas são atendidas pelo sistema de esgotamento sanitário de Barra do Pojuca. A ampliação desse sistema, que atende ainda a localidade de Monte Gordo, contou com investimento de R$ 33,8 milhões, realizado com recursos próprios da Embasa. É a quarta vez seguida que a praia da Esperança conquista a Bandeira Azul e a quinta vez seguida para a praia do Paraíso. 

Um total de 31 praias brasileiras recebeu a certificação ambiental 'Bandeira Azul'. As praias nacionais foram escolhidas por um júri internacional, que selecionou ainda 11 marinas brasileiras. Foram levados em consideração critérios como qualidade ambiental, segurança, gestão e educação.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos