29 de Abril de 2024

Partido Comunista chinês bancou viagem de membros do PT à China, diz Jornal

A viagem de dois dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) à China, no primeiro trimestre do ano passado, teria sido custeada pelo Partido Comunista Chinês (PCCh) a pedido do PT. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo jornal Metrópoles.

A viagem dos dirigentes petistas aconteceu entre 25 de fevereiro a 3 de março de 2023 a pedido do regime chinês.

De acordo com o Metrópoles, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, enviou um documento ao Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh pedindo que as despesas fossem pagas pelos chineses. Como justificativa para o pedido, Gleisi alegou que o PT passa por dificuldades financeiras.

O pedido foi atendido pelo PCCh e o PT enviou Romenio Pereira, secretário de Relações Internacionais do partido; e Mônica Valente, secretária-executiva do Foro de São Paulo (FSP), entidade criada por Lula e Fidel Castro, em 1990, que se converteu no centro de comando da esquerda na América Latina.

De acordo com documentos obtidos pelo Metrópoles, o motivo da visita seria para a realização de “conversas interpartidárias sobre questões atuais do desenvolvimento das relações (entre os partidos), com como a assinatura de um acordo de interação e cooperação”.

Apesar de alegar crise financeira, o PT pagou mais de R$ 243,2 mil a Romenio Pereira e mais de R$ 217,4 mil a Mônica Valente em salários e despesas, segundo levantamento do Metrópoles junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Informações da Gazeta do Povo / Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos