29 de Abril de 2024

Roma diz que insegurança jurídica acirra conflitos fundiários na Bahia

O presidente do PL na Bahia, João Roma, apontou a ausência do Governo do Estado como principal motivador para os conflitos entre produtores rurais, indígenas ou integrantes de movimentos de sem-terra que, no domingo (21), na região de Itapetinga, causou a morte de uma indígena, deixou outro ferido e deixou ainda um produtor rural ferido. "O que ocorreu é resultado da falta de segurança jurídica e de providência do estado brasileiro", destacou João Roma, em entrevista à Rádio Brado, na manhã desta terça-feira (23).

O ex-ministro da Cidadania disse que o cenário observado no domingo poderia ter sido evitado: "produtores alertaram e oficiaram autoridades sobre o clima de beligerância". Roma lembrou que, em 2023, um movimento realizado por produtores rurais na Assembleia Legislativa da Bahia expôs a gravidade da situação e sobre a necessidade de ser garantido o direito à propriedade privada.

"Temos irmãos se digladiando por causa de uma ausência do estado. O que queremos? Segurança jurídica. Estamos quase roucos de repetir isso, mas precisamos ter uma consolidação da lei", destacou Roma. Ele inclusive pontuou que a área invadida por indígenas não faz parte de área demarcada como reserva. "Além disso, um relatório da PM da Bahia diz que o primeiro disparo partiu dos invasores", comentou o ex-ministro.

O presidente do PL destacou a necessidade de uma política fundiária que realmente realize a reforma agrária e traga a paz ao campo. "Todos nós defendemos a reforma agrária e foi o presidente Jair  Bolsonaro quem mais entregou títulos de terras", lembrou o ex-parlamentar.

O dirigente do PL na Bahia destacou que os produtores continuam a pedir uma providência do governo estadual. "A Unagro solicitou audiência com o governador Jerônimo. Os fatos foram levados em uma reunião ampla, inclusive com a presença de muitos partidos", disse.

Roma também voltou a anunciar que o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro estarão na Bahia na primeira semana de março. Na ocasião, Michele deve receber uma comenda na Assembleia Legislativa da Bahia. 

"Após o Carnaval, teremos a presença do presidente Jair Bolsonaro e a presença da primeira-dama Michele Bolsonaro. A agenda começa por Salvador. Vou ainda tratar com ele para detalhar esse passo a passo para que possamos reunir uma grande quantidade de patriotas e fortalecer as principais candidaturas do PL no Estado da Bahia", disse João Roma.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos