28 de Abril de 2024

Lula gera polêmica ao associar afrodescendentes ao batuque do tambor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou polêmica nesta sexta-feira (2) ao afirmar que “afrodescendente gosta de um batuque de um tambor”. A declaração foi feita durante uma cerimônia na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em São Paulo, e causou críticas nas redes sociais por parte da oposição e de internautas.

Lula, ao discorrer sobre os novos investimentos e qualificação para a população jovem, trouxe ao palco uma jovem negra que acompanhava a solenidade. Ele expressou sua dúvida inicial ao avistá-la, ponderando se seria “cantora”, “namorada de alguém” ou “percussionista”, justificando que, segundo ele, “afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor”. Posteriormente, esclareceu que a jovem em questão era Luiza Eduarda Leôncio, uma operadora especialista da Volkswagen e premiada como a aprendiz mais destacada da empresa.

“Essa menina bonita que está aqui… Eu estava perguntando: o que faz essa moça sentada, que eu não ouvi ninguém falar o nome dela? Falei: ‘Ela é cantora, ela vai cantar’. Aí perguntei (e responderam): ‘Não, não vai ter música’. Então ela vai batucar alguma coisa. Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor. Também não é. Aí eu falei: ‘Nossa, então ela é namorada de alguém’. Também não é. O que é essa moça? Essa moça foi premiada ano que vem como a mais importante aprendiz dessa empresa e ganhou um prêmio na Alemanha. É isso que nós queremos fazer para as pessoas nesse país”, declarou o presidente.

Luiza Eduarda Leôncio, de 20 anos, estuda Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica na Universidade Federal do ABC (UFABC) e foi contemplada com o prêmio Apprentice Award 2023 da Volkswagen, incluindo um intercâmbio cultural para a Alemanha e a representação do Brasil em uma conferência da empresa em Wolfsburg.

 

Informções da Gazeta Brassil / Foto: Reprodução

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos