29 de Abril de 2024

Prefeitura lança pacote com 34 ações com R$800 milhões de investimento para celebrar os 475 anos de Salvador

Para celebrar os 475 anos de Salvador, que faz aniversário em 29 de março, a Prefeitura preparou um mês inteiro de novidades para a população, beneficiando todas as regiões da cidade nas diversas áreas como saúde, educação, mobilidade e assistência social. A apresentação do pacote de ações de aniversário ocorreu nesta quinta-feira (14), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, com a presença do prefeito Bruno Reis, gestores municipais, demais autoridades e imprensa. 

“Vamos fazer a maior e a melhor comemoração da história da cidade. Este ano é uma data simbólica, na qual Salvador completa 475 anos de fundação no próximo dia 29. É uma quantidade grande de entregas e eventos culturais, que vai durar um mês e acontecerá em toda a cidade. Tudo isso para celebrar o aniversário de Salvador”, declarou o prefeito Bruno Reis.

Serão realizadas 34 ações, entre inaugurações, início das obras de novos equipamentos para a capital baiana e entregas de novas praças, vias e moradias reformadas, num investimento do município de quase R$800 milhões. As entregas já começam nesta sexta-feira (15), com a nova via de ligação Avenida Gal Costa x Pau da Lima, que homenageará o artista plástico Jayme Figura, falecido este ano. 

Entre os destaques da programação, está a inauguração do Hospital Municipal Veterinário, em Canabrava, no próximo dia 25; a ordem de serviço para início das obras do Complexo Multiuso Arena Salvador, na Boca do Rio, em 4 de abril; o começo da operação do trecho 2 do BRT, indo até a Estação da Lapa, em 8 de abril; além da entrega do Mercado Municipal, do Ecoponto e do Vale Central do projeto Novo Mané Dendê, no Alto da Terezinha, no dia 5 de abril.

Para seguir aprimorando a rede municipal de ensino, será inaugurada a nova Escola Municipal Clériston Andrade, em Pau da Lima, no dia 26 de março, e serão assinadas as ordens de serviço para demolição e reconstrução das escolas do Calabetão; do Alto das Pombas; e da Maria Constância Moraes de Carvalho, no Lobato. Ainda nessa área, serão entregues as novas quadras da Escolab Coutos.

Para reforçar a assistência social do município, a Prefeitura vai inaugurar duas novas unidades de Restaurante Popular, em Águas Claras e em Periperi, dentro do programa Vida Nova. Na saúde, será inaugurada a nova Unidade de Saúde da Família (USF) da Polêmica, em Brotas. E para ampliar a oferta de mercados populares da capital baiana, será entregue o novo camelódromo de São Cristóvão.

A programação vai até o dia 12 de abril, com praticamente uma ação por dia. No dia do aniversário de Salvador, 29 de março, que também será feriado de Sexta-Feira Santa, a festa será no Cabula e em Luís Anselmo, com a entrega dos campos de grama sintética Colina das Árvores e Baixão, respectivamente. Ao todo, serão oito campos inaugurados em diferentes pontos da cidade ao longo deste mês.

Calendário de entregas:

MARÇO

Dia 15 – Entrega da ligação viária Gal Costa x Pau da Lima

Dia 18 – Entregas do novo Restaurante Popular em Águas Claras e contenções de encostas das ruas Carlos Marighella (São Marcos), Pedro Ivo e Avenida Teles (Caixa D’Água)

Dia 19 – Assinatura da ordem de serviço para implantação das alças do viaduto de Pirajá

Dia 20 – Entrega da requalificação do entorno da Igreja Nossa Senhora dos Alagados

Dia 21 – Assinatura da ordem de serviço para demolição e reconstrução da Escola Municipal Maria Constância Moraes de Carvalho

Dia 22 – Entrega da nova via em Praia do Flamengo

Dia 23 – Entrega dos campos de grama sintética Pontal (São João do Cabrito), Santa Maria (Mirante de Periperi) e Rua Ivan Barreto de Carvalho (Stiep)

Dia 24 – Entrega do campo de grama sintética do Calombão (Alto da Torre)

Dia 25 – Inauguração do Hospital Municipal Veterinário de Salvador (Canabrava)

Dia 26 – Entrega da nova Escola Municipal Clériston Andrade (Pau da Lima)

Dia 27 – Entrega da requalificação da Rua Manoel Philomeno Miranda (Pituba)

Dia 29 – Entrega dos campos de grama sintética da Colina das Árvores (Cabula) e Baixão (Luís Anselmo)

ABRIL

Dia 1º - Assinatura da ordem de serviço para Demolição e reconstrução da Escola Municipal do Calabetão

Dia 2 – Inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Polêmica (Rio Vermelho) e da urbanização de áreas livres do BRT (estações Hiper e Cidadela)

Dia 3 – Entrega das novas quadras da Escolab Coutos

Dia 4 – Assinatura da ordem de serviço para construção do Complexo Multiuso Arena Salvador (Boca do Rio)

Dia 5 – Inauguração do Mercado Municipal, Ecoponto e Vale Central II do Mané Dendê (Alto da Terezinha)

Dia 6 – Entrega do campo de grama sintética do Areal (Ribeira)

Dia 7 – Entrega do campo de grama sintética do Pela Porco (Paripe)

Dia 8 – Início da operação do trecho 2 do BRT

Dia 9 – Inauguração do novo Restaurante Popular de Periperi

Dia 10 – Inauguração do novo Camelódromo de São Cristóvão

Dia 11 – Assinatura da ordem de serviço para demolição e reconstrução da Escola Municipal Alto das Pombas

Dia 12 – Entrega da requalificação das praças do Campo Grande e da Aclamação

Durante o mês – lançamento da licitação de requalificação do novo Teatro Vila Velha e da nova Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), e início da urbanização da comunidade do Pé Preto (Nordeste de Amaralina)

 

Foto: Betto Jr./Secom PMS

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos