28 de Abril de 2024

Governo busca recuperar popularidade diante de queda na avaliação

Diante da recente deterioração na avaliação do governo, conforme refletido em diversas pesquisas de opinião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus ministros estão implementando uma série de medidas com o intuito de recuperar a popularidade ao longo do ano.

O presidente Lula e seus colaboradores têm analisado atentamente os resultados das últimas pesquisas de avaliação, os quais têm sido motivo de preocupação para o presidente. Ele mesmo reconheceu que o desempenho do governo está abaixo das expectativas geradas durante a campanha eleitoral de 2022.

Seguindo a tendência das pesquisas Quaest e Ipec, uma pesquisa Datafolha divulgada recentemente registrou um empate técnico entre aprovação (35%) e reprovação (33%) do governo.

Comparado ao levantamento do Datafolha de dezembro de 2023, a avaliação positiva do governo teve uma queda de três pontos percentuais, enquanto a reprovação aumentou três pontos. O percentual daqueles que consideram o governo regular permaneceu estável em 30%.

O governo está concentrando esforços em várias frentes, incluindo o reforço da comunicação digital, a implementação dos programas anunciados, a redução dos preços dos alimentos e a aproximação com setores do agronegócio, além da gestão das relações com os evangélicos.

Quanto à entrega dos programas anunciados, o Ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, afirmou aos jornalistas que o governo não está planejando gestos específicos para públicos segmentados como forma de recuperar a aprovação.

Pimenta expressou a crença de que a execução dos programas já anunciados resultará em uma melhoria geral na avaliação do governo nos próximos meses. Uma das principais apostas é o programa “Pé-de-meia”, que fornecerá incentivos financeiros para estudantes do ensino médio.

Outro ponto importante é o Novo PAC, programa de infraestrutura do governo federal que prevê investimentos consideráveis em diversos setores nos próximos anos.

Em relação à comunicação nas redes, o governo reconhece a necessidade de ajustes em sua estratégia, especialmente na internet, visando competir em narrativas, particularmente com grupos de extrema-direita.

Recentemente, Lula se reuniu com o publicitário Sidônio Palmeira, responsável pela campanha de 2022, e o sociólogo Marcos Coimbra para discutir estratégias de comunicação. Após esse encontro, o presidente adotou uma postura mais informal nas redes sociais.

No que diz respeito ao preço dos alimentos, o governo identificou que parte da insatisfação da população está relacionada à alta dos preços. Para lidar com isso, estão sendo planejadas medidas para estabilizar os preços e incentivar a produção agrícola.

Além disso, o governo busca melhorar sua relação com o setor do agronegócio, através de encontros regulares com representantes do setor.

Quanto aos evangélicos, o governo não planeja, no momento, fazer acenos específicos, mas busca uma aproximação por meio do diálogo e da consideração de suas demandas no Congresso Nacional.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos