29 de Abril de 2024

Sancionada lei que garante meia-entrada a pessoas com autismo e acompanhante na Bahia

Já está em vigor na Bahia a lei que garante às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seu acompanhante o direito à meia-entrada em eventos culturais, artísticos e desportivos.

A iniciativa é de autoria do deputado estadual Júnior Muniz (PT), que teve o projeto aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e sancionado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no último sábado (6), durante um ato realizado pelo Governo do Estado em alusão ao mês dedicado à agenda autista.

“Essa é uma conquista importante para ampliar as políticas de inclusão de acesso à cultura e a atividades esportivas que proporcionam bem estar a esse público e suas famílias. Fico muito feliz de ter cooperado para isso virar uma realidade na Bahia”, destacou Júnior Muniz.

Para usar o benefício, a pessoa com TEA deve apresentar, no ato da compra do ingresso, o documento oficial que comprove o diagnóstico. Pela lei, o acompanhante da pessoa com TEA deve ser maior de 18 anos e provar vínculo de parentesco ou responsabilidade legal.

“Esse é um tema que deve ser abraçado por toda a sociedade para superarmos preconceitos e criarmos um ambiente efetivamente inclusivo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, acentuou Júnior Muniz.

A nova legislação determina que os estabelecimentos são obrigados a disponibilizar, no mínimo, 2% do total de ingressos a pessoas com TEA e seus acompanhantes, sob pena de sofrerem advertência, multa e até suspensão temporária das atividades.

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos