29 de Abril de 2024

Transalvador ressalta que direção defensiva colabora para redução de acidentes no período de chuva

Com as chuvas intensas na capital baiana desde o último domingo (7), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) está atuando para minimizar os impactos dos pontos de alagamento na fluidez do trânsito. O trabalho visa garantir que os cidadãos possam se deslocar para seus destinos com mais tranquilidade e agilidade.

De acordo com o órgão, é importante que os motoristas fiquem ainda mais atentos ao trânsito durante todo o período de chuvas - que vai de abril a junho -, para transitar com segurança e evitar acidentes. Há quesitos essenciais para dobrar a atenção, explicou o superintendente do órgão, Décio Martins.

"Eu destaco para os condutores a necessidade de respeito à sinalização e aos limites de velocidade neste período mais sensível e enfatizo o cuidado que todos devem ter com os pedestres, muito mais vulneráveis no trânsito. Estamos trabalhando para reduzir os problemas nas vias provenientes das fortes chuvas e a colaboração de cada condutor é indispensável", pontuou.

Além disso, é recomendável verificar regularmente a saúde dos pneus, evitar ultrapassagens em trechos alagados e manter sempre o limpador de para-brisas em bom estado. Em caso de baixa visibilidade na pista, buscar por abrigo até que seja possível trafegar com segurança.

Uma preocupação neste período é com os pedestres que, por vezes, podem passar por transtornos em função de motoristas imprudentes que os molham. O gestor reforça que o gesto, além de desrespeitoso, é infração prevista no Código Brsileiro de Trânsito (CTB) no artigo 171 e gera R$130,16 de multa ao condutor.

Trabalho nas chuvas - Equipes do órgão estão sendo direcionadas aos pontos mais críticos, com monitoramento do trânsito permanente. Os agentes estão dando apoio e realizando a retirada de veículos quebrados, acionando os órgãos municipais de manutenção e limpeza pública, quando necessário. Até o momento, nenhum desvio foi realizado e as principais vias já apresentam sinais de escoamento.

Até o momento os pontos mais críticos de alagamento registrados pelo órgão são na Avenida Paralela (Luis Viana) próximo ao complexo viário do Imbuí sentido Rodoviária e Avenida Artêmio Castro Valente (próximo ao Conjunto Paralela Parque).
 

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos